Lauro de Freitas: Sem emergência e atendimento 24h, Hospital Jorge Novis será reaberto nesta quarta (26)

0

O Hospital Municipal Jorge Novis (HMJN), localizado no bairro da Itinga, em Lauro de Freitas será reaberto após ter seus serviços interrompidos em novembro do ano passado. A unidade será reinaugurada nesta quarta-feira (26), às 10h, porém, sem o atendimento de urgência e emergência 24h.

Na nova formatação da unidade médica, que funcionará como hospital dia, atendendo à população das 7h às 19h, será oferecido consultas especializadas, exames, laboratório de análises clínicas e cirurgias eletivas. De acordo com a gestão municipal, o hospital está equipado com duas salas de cirurgias para procedimentos de pequeno e médio portes e 21 leitos de enfermaria e terá capacidade para realizar 200 cirurgias no mês e 300 exames laboratoriais por dia.

Com a reabertura serão disponibilizadas consultas especializadas em endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia, além de cirurgia e exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma, RX e laboratoriais.

Antes de ser fechado na gestão de Márcio Paiva (PP), além do ambulatório, o hospital realizava consultas de urgência e emergência adulto e criança 24h, exames diagnósticos, cirurgias eletivas, radiografias e exames laboratoriais.

Mutirão de Cirurgias

Paralelamente à reabertura do Hospital, acontecerá em Lauro de Freitas o Mutirão de Cirurgias, programa estadual em parceria com os municípios. Entre os dias 2 e 4 de agosto, uma unidade móvel estará no Restaurante Popular, no Centro, realizando as triagens para que desejam realizar cirurgias de vesícula, hérnia, útero e miomas.

Os procedimentos serão realizados à partir do dia 8 de agosto no HMJN, e deverá durar por mais 25 dias até que todas as cirurgias programadas sejam realizadas. A expectativa é de 500 cirurgias sejam feitas neste mês.

De acordo com o secretário de saúde do município, Dr. Erasmo, o mutirão atenderá pessoas que já foram diagnosticadas com necessidade cirúrgica. Segundo ele, devem ir em busca da unidade móvel para realizar o exame de imagens, “pacientes com idade entre 14 á 65 anos de idade, que já foram diagnosticadas por um profissional de saúde e constataram a necessidade de realização de cirurgias de Hérnia,Vesícula e Mioma”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA