Lauro de Freitas recebeu a Carreta da Saúde no sábado (09)

0
Foto: Divulgação

Cinco médicos com especialidade em dermatologia atendeu no ultimo sábado (09), diversos munícipes, no estacionamento do Restaurante Popular, em Lauro de Freitas.  A “Carreta da Saúde”, como é intitulada a ação, realizou diversas consultas dermatológicas para prevenção de hanseníase e outras doenças de pele.

A prefeita Moema Gramacho acompanhou o atendimento e ressaltou a importância de exames preventivos. “As pessoas com hanseníase têm que ser tratadas e precisam viver em sociedade, sem preconceito. Todo tratamento precoce tem um efeito muito melhor.  Além do tratamento médico, em nosso município nós também fazemos um trabalho de diagnóstico, psicossocial e de educação com toda a população”.

Hanseníase

Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença apresenta sintomas como sensação de formigamento, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. Além disso pode provocar perda da sensibilidade e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

A cura da hanseníase é menos complexa quando diagnosticada precocemente. O tratamento pode ser feito nas unidades públicas de saúde de todo o país. A doença é transmitida pela respiração caso a pessoa tenha contato direto com o doente não tratado.

DEIXE UMA RESPOSTA